quinta-feira, 1 de maio de 2008

Pequeno historial dos nossos equipamentos


Ao longo de toda a sua história o vitória teve diversos equipamentos, o preto e branco são as cores predominantes em todos eles como é natural, deixo-vos aqui um pequeno historial de alguns dos nossos equipamentos durante estes longos anos.
No início década de 20, a camisola era preta, assim como as meias , oscilando os calções entre o branco e o preto.
A partir da década de 30 a camisola passou a ser branca, com calções pretos e meias pretas, situação que se prolongou até ao início da década de 50, de 52 até meados de 61/62 , as meias passaram a alternar entre o branco e o preto, na mesma época, e que marcou o fim da utilização das meias pretas no 1º equipamento salvo excepções muito pontuais
Desde aí o equipamento era branco com calções pretos, começando a ser utilizado em alternância também o equipamento todo branco, em 64/65, Esta alternância manteve-se ao longo de vários anos, e só em 69/70 o Vitória joga a época completa todo de branco, no entanto, até 77/78 ainda aparece, cada vez mais esporadicamente, o equipamento com calções pretos.
A partir de 78/79 o Vitória jogou de branco 13 épocas seguidas, aparecendo de novo os calções pretos em alguns jogos da época 91/92, situação que se repetiu em várias épocas da década de 90, mas sempre com o predomínio do equipamento todo branco.
No século 21 e até agora o Vitória jogou sempre de branco com a excepção da época na liga de honra.

O símbolo
O vitória foi fundado em 1922 e no inicio o símbolo do clube nas camisolas era "VSC" , depois no inicio dos anos 30 surgiu um "V" como símbolo do clube situação que se manteve até final da década 50, o D.Afonso Henriques só surgiu nas camisolas na década de 50.

Patrocínios
Ao longo de todos estes anos o vitória teve inúmeros patrocineos, a primeira vez que o Vitória usou patrocínio na camisola foi na época de 84-85, ano em que apareceu com publicidade a um agente transitário que existia na altura: "A-SIC",no ano seguinte, o patrocinador, foi uma fábrica de malhas da Póvoa de Lanhoso (GORI) , a partir daí o vitória contou com vários patrocinadores até aos dias de hoje entre eles estão as seguintes marcas/empresas :

-Atum General
-Tensai (3 anos seguidos)
-Bonança, Milraz/Aspirina (Bayer)
-Maxitel
-Guimarães Património mundial
-Tiffosi Denim
-Rádio Popular
-Acreditar
-Açoreana

Marcas que equiparam o vitória (algumas)
Em meados da década de 70 aparece a marca ADIDAS a equipar o Vitória, e iria manter-se até início da década de 80.Nessa altura aparece o fabricante francês LE COQ SPORTIF, equipando o vitória durante 6 anos. Em 1990 é a marca DIADORA que equipa o Vitória durante dois anos, seguindo-se também em períodos de 2-3 anos, HUMMEL, OLYMPIC, novamente ADIDAS, LE COQ SPORTIF. Em 2000 JOHN SMITH, regressando pela 3ª vez LE COQ SPORTIF, nos anos mais recentes surge a KAPPA, a UMBRO, e agora a LACATONI.

Galeria:




Agradecimentos- http://gloriasdopassado.blogspot.com/ (fotos)

1 comentário:

Anónimo disse...

SOMOS UNICOS..O KUANTO EU VOS AMO... VITORIA ATE MORRER